© 1999-2019 Indústria de Tapetes Brasil Ltda - Todos direitos reservados                          65 anos de Tradição

Termo e Condições Gerais de Venda /// (falta revisar)

CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DA INDÚSTRIA DE TAPETES BRASIL LTDA.

1. PREÂMBULO

O presente instrumento estabelece as normas gerais de fornecimento e entrega da Indústria de Tapetes Brasil Ltda. (FORNECEDORA) aos seus CLIENTES.

As “Condições Gerais de Fornecimento da Indústria de Tapetes Brasil Ltda.” têm plena eficácia e obrigatoriedade, salvo se expressamente alteradas total ou parcialmente por acordo escrito entre as partes.


2. OFERTA DE PRODUTOS

As linhas de produtos da FORNECEDORA estão disponibilizadas para consulta de seus CLIENTES por meios eletrônicos através do website www.tapetesbrasil.com.br, bem como através de catálogos e folhetos atualizados. Preços e demais condições deverão ser consultados diretamente com o REPRESENTANTE da região ou com o departamento comercial da TAPETES BRASIL.

A FORNECEDORA determinará quais serão os produtos standard (em linha) e quais serão os produtos que sairão de linha, reservando-se ao direito de retirar do mercado, quaisquer de seus produtos e/ou peças publicitárias, tanto pela modificação na linha de seus produtos ou por qualquer outro motivo que a FORNECEDORA possa considerar.

A descontinuação de produtos em linha poderá ser informada aos CLIENTES através de comunicação que se dará por informação disponibilizada no website, meios eletrônicos, REPRESENTANTE da região, contato via telefone diretamente com o comercial ou qualquer outra forma que considerar pertinente. A FORNECEDORA não se responsabilizará pela não continuação do(s) produto(s) em relação ao reflexo disso em seus CLIENTES.

Para produtos não standard (em linha) e/ou sob encomenda os preços e demais condições comerciais praticados serão os previamente detalhados e acordados por escrito entre as partes.


3. ORÇAMENTOS / PEDIDOS


Os orçamentos estão sujeitos a aceitação/confirmação prévia pela TB. Uma vez aprovados, total ou parcialmente, os mesmos se transformarão em pedidos firmes e serão cadastrados em nosso sistema. A TB reserva-se ao direito de recusar orçamentos que não atinjam o mínimo estipulado conforme política comercial em vigor.

O CLIENTE pode cancelar os pedidos confirmados nas seguintes condições:

          a) Produtos de linha desde que não tenham sido faturados;
 

          b) Produtos que não são de linha ou sob encomenda desde que previamente autorizados pela TB.

Em caso de rescisão ou cancelamento de pedidos em desacordo com o acima disposto, o CLIENTE pagará a TB o valor dos produtos constantes da(s) nota(s) fiscal(is), produtos já fabricados, ou em processo de fabricação, encomendas colocadas pela TB junto a terceiros, despesas de fabricação, engenharia e administração, bem como quaisquer outras despesas da TB ou custos incorridos para o fornecimento até a data da rescisão ou de seu cancelamento.

Os pedidos de cancelamento e/ou alteração deverão necessariamente ser formalizados por escrito pelo CLIENTE e somente serão considerados cancelados/alterados após expressa informação por escrito da TB.

No caso da indisponibilidade de parte dos produtos contidos no pedido do CLIENTE, serão faturados somente os itens disponíveis e o CLIENTE será devidamente informando.

A FORNECEDORA receberá quaisquer tipos de pedidos, automáticos ou não, somente por meios eletrônicos ou por escrito.

Qualquer pedido estará sujeito a aceitação/confirmação prévia pela FORNECEDORA que poderá ser total ou parcial.

A FORNECEDORA reserva-se ao direito de recusar pedidos que não atinjam o mínimo estipulado conforme política comercial em vigor.

Ao CLIENTE é facultado cancelar ou alterar somente os pedidos referentes a produtos standard (em linha), desde que tal solicitação formal ocorra até a data anterior à da emissão da nota fiscal. No tocante a pedidos relativos a produtos não standard ou sob encomenda, eventual alteração dependerá de consulta prévia.

Em caso de rescisão ou cancelamento de pedidos em desacordo com o acima disposto, o CLIENTE pagará a FORNECEDORA o valor dos produtos constantes da(s) nota(s) fiscal(is), produtos já fabricados, ou em processo de fabricação, encomendas colocadas pela FORNECEDORA junto a terceiros, despesas de fabricação, engenharia e administração, bem como quaisquer outras despesas da FORNECEDORA ou custos incorridos para o fornecimento até a data da rescisão ou de seu cancelamento.

Os pedidos de cancelamento e/ou alteração deverão necessariamente ser formalizados por escrito pelo CLIENTE e somente serão considerados cancelados/alterados após expressa informação por escrito da FORNECEDORA.

No caso da indisponibilidade de parte dos produtos contidos no pedido do CLIENTE, serão faturados somente os itens disponíveis e o CLIENTE será devidamente informando.
As datas de entrega dos produtos emitidas nas confirmações dos pedidos são aproximadas e não poderão, em nenhum caso, obrigar a FORNECEDORA a qualquer tipo de indenização, penalidade ou rescisão em virtude de adiantamento ou atraso na entrega.


4. PREÇOS / CONDIÇÃO DE PAGAMENTO / PAGAMENTO

Os preços e condições de pagamento são os convencionados diretamente por escrito, e em comum acordo, entre as partes.

Os preços, ora convencionados, poderão sofrer alterações por parte da CIAFAL desde que previamente informados ao CLIENTE, tendo o CLIENTE o direito de cancelar o pedido caso não concorde.

O preço praticado será aquele vigente na data do faturamento e não da data da solicitação do pedido.  Exceto quando indicado ao contrário e previamente acordado entre as partes, os preços propostos são para produtos “FOT” (“Free On Truck”) partindo da fábrica da FORNECEDORA a ser indicada, conforme quantidades e características especificadas nos pedidos.

Toda e qualquer proposta de fornecimento terá validade de até 30 (trinta) dias corridos a contar da data de sua emissão. Findo este prazo, a FORNECEDORA se reserva o direito de revisar total ou parcialmente as condições oferecidas.

Os tributos incidentes sobre o fornecimento estarão explicitados na nota fiscal e de acordo com as alíquotas vigentes na data do faturamento.

A condição de pagamento será a definida pela FORNECEDORA conforme proposta comercial.

O CLIENTE não poderá suspender o pagamento ou efetuar pagamentos parciais, ou ainda, retenções de qualquer natureza, baseado em reclamações não reconhecidas e previamente apuradas e validadas pela FORNECEDORA.

Na hipótese de ocorrer atraso no pagamento de qualquer parcela por motivos não imputáveis à FORNECEDORA, o mesmo sofrerá os encargos de juros, correção monetária e multa até a sua efetiva liquidação conforme estipulado pelo departamento financeiro da FORNECEDORA.

Eventuais descontos promocionais ou bonificações serão estipulados única e exclusivamente pela FORNECEDORA.


5. ANÁLISE DE CREDITO / LIMITES DE CRÉDITO

A FORNECEDORA, após analisar documentação do CLIENTE, determinará o limite de crédito rotativo a ser concedido bem como a classificação de risco. Periodicamente e de acordo com critério exclusivo da FORNECEDORA os limites de crédito rotativo são reavaliados.

O limite de crédito a ser concedido eventualmente estará sujeito a apresentação de garantia conforme solicitação da FORNECEDORA.

Os pedidos que excederem aos limites de crédito pré-estabelecidos serão automaticamente bloqueados pelo sistema da FORNECEDORA e submetidos à análise pela área competente.

A liberação dos pedidos ficará a critério exclusivo da FORNECEDORA ou em caso de regularização de pagamento de eventuais valores em aberto.

Novos pedidos somente serão aceitos e processados na hipótese do regular adimplemento pelo CLIENTE quanto a faturamentos anteriores realizados.

Atrasos no pagamento ensejarão suspensão do crédito concedido até a efetiva regularização pelo CLIENTE dos valores em aberto. O restabelecimento do crédito ocorrerá a exclusivo critério da FORNECEDORA.

Os CLIENTES poderão apresentar garantias com o intuito de ampliar seus limites de crédito, mediante acordo prévio e escrito entre as partes.

Na hipótese do CLIENTE não obter um limite de crédito ele poderá, em comum acordo com o departamento comercial da FORNECEDORA, efetuar o pagamento de forma antecipada (antes do faturamento para produtos standard ou no fechamento do pedido para produtos sob encomenda).

​​

6. FATURAMENTO, ENTREGA E DEVOLUÇÔES


As datas de entrega dos produtos indicadas nos pedidos são expectativas de carregamento pela CIAFAL. A programação é feita semanalmente, portanto, não é considerado o dia de entrega e sim a semana de entrega, ficando a CIAFAL isenta a qualquer tipo de indenização, penalidade ou rescisão em virtude de adiantamento ou atraso na entrega, não caracterizando, portanto quebra de contrato.

A entrega está condicionada a complemento de carga e de veículo para região.


Os prazos de entrega ou disponibilidade do produto para retirada pelo CLIENTE serão aqueles indicados no pedido.

Produtos na condição FOB, o CLIENTE é responsável pela integridade do produto até o destino e deverá fazer a retirada dos produtos na data acordada entre as partes. Caso contrário:

      a) Produtos de linha – caso o cliente não providencie o carregamento do produto em até 15 dias da data acordada para a retirada, a CIAFAL reserva-se no direito de cancelar a reserva do material sem comunicação prévia, ficando o cliente sujeito a nova disponibilidade de estoque;
     b) Produtos fora de linha ou sob encomenda – se em até 15 dias após a data acordada, o cliente não providenciar a retirada do material, a CIAFAL reserva-se no direito de providenciar o carregamento dos mesmos com frete por conta e ordem do cliente;

A entrega de produtos poderá ser adiada na ocorrência de evento de qualquer fato imprevisível considerado como força maior ou quaisquer outros acidentes que tenham interrompido total ou parcialmente a produção, ou no caso de reconhecida e generalizada falta de matéria-prima, materiais, energia ou outras circunstâncias que fujam ao controle da CIAFAL. Neste caso, a CIAFAL, através de seu REPRESENTANTE, informará ao CLIENTE para a confecção de um novo cronograma de entrega.


Produtos entregues na condição CIF, as transportadoras que prestarão os serviços de entrega serão determinadas única e exclusivamente pela CIAFAL

Os prazos de entrega ou disponibilidade do produto para retirada pelo CLIENTE serão aqueles indicados na Proposta Comercial (Ordem de Venda).

O CLIENTE deverá fazer a retirada dos produtos na data acordada entre as partes. Caso contrário, a permanência dos produtos objeto do pedido, nas dependências da FORNECEDORA, implicará em pagamento de taxa diária em quantia a ser definida, a seu exclusivo critério, referente à permanência dos produtos já faturados no depósito da FORNECEDORA, salvo disposição em contrário confirmado pela FORNECEDORA.

Quando a responsabilidade pela entrega dos produtos for da FORNECEDORA as transportadoras que prestarão os serviços de entrega serão determinadas única e exclusivamente pela FORNECEDORA. Transportadoras sugeridas pelos CLIENTES só serão contratadas após a prévia análise e aceitação da FORNECEDORA.

Qualquer reclamação do CLIENTE a respeito do estado ou quantidade dos produtos objeto do fornecimento somente será considerada se formulada por escrito, dentro do prazo máximo de 03 (três) dias contados da data de recebimento.

As solicitações de devoluções, totais ou parciais dos pedidos poderão ser aceitas apenas e tão somente nos seguintes casos, salvo disposição em contrário, por escrito entre as partes:

      - produtos em desacordo com o pedido;
      - identificação de problemas de qualidade de produtos, desde que previamente analisado e aceito pela FORNECEDORA;
      - documentação fiscal em desacordo com a legislação vigente.

Após a assinatura dos canhotos das Notas Fiscais de entrega, as devoluções somente serão aceitas se precedidas de aviso formal à FORNECEDORA, contendo a justificativa da pretendida devolução, e após prévia análise da FORNECEDORA. A nota fiscal de devolução só poderá ser emitida após autorização emanada por escrito da FORNECEDORA. Devoluções enviadas sem a respectiva autorização poderão, a critério da FORNECEDORA, ser impedidas de serem descarregadas nas unidades da FORNECEDORA. As cobranças somente serão canceladas após a aceitação formal das devoluções por parte da FORNECEDORA.

A documentação fiscal referente à devolução deverá, obrigatoriamente, acompanhar as mercadorias devolvidas e possuir a chancela do Posto Fiscal relacionado.

A entrega de produtos poderá ser adiada na ocorrência de evento de qualquer fato imprevisível considerado como força maior ou quaisquer outros acidentes que tenham interrompido total ou parcialmente a produção, ou no caso de reconhecida e generalizada falta de matéria-prima, materiais, energia ou outras circunstâncias que fujam ao controle da FORNECEDORA. Neste caso, a FORNECEDORA informará ao CLIENTE para a confecção de um novo cronograma de entrega.


7. EMBALAGENS DE TRANSPORTE DOS PRODUTOS

A embalagem dos produtos (capa de plástico, de tecido, de papel ou caixa de papelao) acompanham o produto conforme suas características e tipo de transporte acordado no fechamento do pedido. O custo da embalagem fornecida para transporte do produto comprado pelo CLIENTE já compõe o preço do material, exceto em casos especiais ou por solicitação do CLIENTE, sera descriminado e acrescido na cotação/orçamento fornecido ao CLIENTE.


8. RECLAMAÇÃO E DEVOLUÇÃO

Qualquer reclamação do CLIENTE a respeito dos produtos objeto do fornecimento somente será considerada se feita formalmente, em formulário próprio da CIAFAL, anexado os documentos pedidos no mesmo, sendo que, em caso de diferença de peso e/ou quantidade deve-se informar a CIAFAL antes da liberação do caminhão.

As solicitações de devoluções, totais ou parciais dos pedidos, poderão ser aceitas apenas e tão somente nos seguintes casos, salvo disposição em contrário por escrito entre as partes:

      a) Produto em desacordo com o pedido;
 

      b) Identificação de problemas de qualidade de produtos, desde que previamente analisado e aceito pela CIAFAL;
 

      c) Documentação fiscal em desacordo com a legislação vigente.
 

      d) A aceitação de devolução de materiais estarão sujeitas a avaliação prévia dos departamentos internos envolvidos;
 

      e) O prazo para devolução do material fica limitado a até 30 dias do recebimento do mesmo, salvo acordo em contrário;
 

      f) A conservação do material (isento de oxidação e empeno) a ser devolvido será de responsabilidade do cliente.

Após a assinatura dos canhotos das Notas Fiscais de entrega e/ou do conhecimento de transporte, as devoluções somente serão aceitas se precedidas de aviso formal à CIAFAL através do REPRESENTANTE responsável pelo atendimento ao CLIENTE contendo a justificativa da pretendida devolução, e após prévia análise da CIAFAL. A nota fiscal de devolução só poderá ser emitida após autorização da CIAFAL. Devoluções enviadas sem a respectiva autorização poderão, a critério da CIAFAL, ser impedidas de serem descarregadas nas unidades da CIAFAL. As cobranças somente serão canceladas após a aceitação formal das devoluções por parte da CIAFAL.


A documentação fiscal referente à devolução deverá, obrigatoriamente, acompanhar as mercadorias devolvidas.

9. LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

A limitação de responsabilidade da FORNECEDORA, em caso de defeito de fabricação devidamente comprovado pelo CLIENTE e reconhecido pela FORNECEDORA, se restringirá à substituição ou ao reembolso das mercadorias defeituosas, na medida em que a devolução ocorrer por parte do CLIENTE.

A responsabilidade da FORNECEDORA por eventuais prejuízos está limitada ao valor das mercadorias defeituosas, conforme indicado no(s) respectivo(s) pedido(s) de compra, considerada a hipótese do acréscimo de eventuais custos diretos incorridos pelo CLIENTE em virtude da referida substituição de produtos. A limitação de responsabilidade ora tratada não contemplará quaisquer danos indiretos e lucros cessantes, acerca dos quais o CLIENTE renuncia expressamente mediante o aceite ao presente instrumento.

Se o CLIENTE modificar, alterar, estocar, transformar ou manipular os produtos da FORNECEDORA de qualquer outra maneira que não a recomendada, o fará por sua exclusiva responsabilidade e risco, assumindo assim toda e qualquer responsabilidade e/ou garantia perante terceiros.


10. PROPRIEDADE INTELECTUAL

A FORNECEDORA é a legítima titular dos direitos de propriedade intelectual de todos os produtos desenvolvidos e fabricados, exceto de algum produto industrializado que tenha na sua totalidade ou parte dele a propriedade intelectual de propriedade de algum fornecedor ou licenciador. Sendo neste caso atribuído a matéria prima, insumo industrial ou técnica ou parte dela no processo de produção dos produtos de nossa empresa.

O presente instrumento não outorga ao CLIENTE direito algum sobre qualquer propriedade intelectual da FORNECEDORA e também sobre marcas e/ou produtos de terceiros revendidos pela FORNECEDORA.


11. CONFIDENCIALIDADE

Todas as informações, dados, cadastros, materiais, desenhos, especificações técnicas ou comerciais, inovações ou aperfeiçoamentos apresentados por uma parte à outra, ou que venham estas a ter acesso, de qualquer modo, que digam respeito direta ou indiretamente ao objeto destas Condições Gerais de
Fornecimento, deverão ser tratados com o mais absoluto sigilo e com a mais rigorosa confidencialidade, de modo a evitar, por qualquer meio ou forma, o seu conhecimento por terceiros, seja durante ou após sua vigência. As partes somente utilizarão os dados, cadastros, informações e documentos fornecidos entre si para o estrito cumprimento destas Condições Gerais de Fornecimento. Qualquer outra finalidade não prevista neste instrumento dependerá de prévia autorização por escrito de uma parte à outra.


12. CASO FORTUITO E FORÇA MAIOR

Na hipótese da FORNECEDORA estar impossibilitada de cumprir, no todo ou em parte, qualquer obrigação estipulada devido à situação de caso fortuito ou força maior, estará automaticamente desobrigada do cumprimento de suas obrigações. Contudo, dentro de suas possibilidades, a FORNECEDORA atuará de forma diligente para mitigar eventuais conseqüências.


13. DISPOSIÇÕES FINAIS

A FORNECEDORA se reserva ao direito de modificar as presentes condições, com o compromisso de informar com antecedência ao CLIENTE sobre as novas condições que serão aplicadas, bem como sobre a data de modificação.

Se por qualquer motivo qualquer das disposições do presente termo vier a se tornar ou for declarada inválida, ilegal ou inexeqüível por qualquer tribunal competente, as Partes negociarão de boa-fé para acordar sobre disposições que as substituam e que mantenham, tanto quanto possível, em todas as circunstâncias, o equilíbrio dos interesses comercias das Partes. Neste caso, as demais disposições contratuais não atingidas pela vedação legal subsistirão com sua plena eficácia.

O não exercício por qualquer das partes de seus direitos ou a não exigência do cumprimento de obrigações contraídas pela parte contrária nos prazos convencionados, não importará em renúncia ou novação e não impedirá o seu exercício ou a sua exigência em qualquer tempo.

14. MUDANCA NAS CONDICOES GERAIS DE FORNECIMENTO


A TB se reserva o direito a atualizar ou modificar estas Condicoes Gerais de Fornecimento, em qualquer época e sem aviso prévio, sempre que publicar uma versão revisada nos sites da TB na Internet. A TB se reserva, também, o direito a atualizar ou modificar as condicoes gerais de fornecimento no país ou no web site, em qualquer época e sem aviso prévio, sempre que publicar uma versão revisada nos sites da TB na Internet. Se modificarmos esta Política Geral de Fornecimento ou qualquer Declaração de observância às condicoes gerais de fornecimento, as modificações só dirão respeito aos pedidos ou negocios acordados após a publicação da versão revisada desse instrumento ou da Declaração de observânciaaos direitos e deveres no respectivo site da TB na Internet.


15. FORO DE ELEIÇÃO

As partes elegem o Foro Central da Cidade de São Paulo para dirimir quaisquer eventuais disputas oriundas destas Condições Gerais de Fornecimento, em detrimento de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

​A revisão mais recente deste instrumento foi feita em 01 de Março de 2013.